quinta-feira, outubro 7

Legibilidade

Acho curioso como a falta de conhecimento da língua portuguesa, e da redacção de textos, me tem feito alguma comichão, nos últimos tempos.


Obviamente que eu não sou nenhuma especialista na matéria, não estivesse eu no ramo das Ciências e Tecnologias. Mas não consigo perceber como é que muita gente não se digna a manter um texto apresentável e legível. E nem me refiro a erros ortográficos, que, nos tempos que correm, são facilmente corrigidos por um computador. Só que as pessoas esquecem-se que não existe nenhuma correcção gramatical ou de pontuação. E não é questão de ser picuinhas, textos sem vírgulas (ou com elas todas trocadas) são das coisas mais difíceis de ler, completamente horrível.


Mas, tentando não fugir do que pretendo dizer, julgo que as pessoas não se apercebem que algo tão simples como aprimorar um texto, o que até nos leva a melhorar a nossa fala, pode facilitar imenso a comunicação. Não só porque evita más interpretações do que é dito, como as pessoas percebem realmente alguma coisa (o que nem sempre acontece lol).


Enfim... Hoje estou um pouco aborrecida e cansada, e estas coisas ocorrem-me quando não consigo perceber um cu do que leio em muitos fóruns. Que, apesar de serem "locais informais", não deixa de ser necessário manter uma conversa minimamente perceptível.



Já agora, como disse no início, não sou nenhum guru de línguas, até recorro bastante ao Dicionário Priberam de Língua Portuguesa. Por isso se houver alguém que leia isto, se houver erros é favor avisar. A direcção agradece :P

3 comentários:

  1. Apetece-me fazer copy-paste desse texto e pôr em tudo o que é lado, porque concordo com cada palavra (excepto na parte do "estou aborrecida e cansada" lol).

    ResponderEliminar
  2. Direcção, no penúltimo parágrafo está assim: "Que, apesarem de seres "locais informais"". Suponho que a ideia era: "Que, apesar de serem "locais informais"". Certo? :)

    Texto interessante, e concordo plenamente com tudo o que é dito!

    ResponderEliminar
  3. A direcção agradece imenso a correcção :P

    ResponderEliminar