terça-feira, janeiro 18

Que desilusão...

Eu tinha outra coisa para escrever para aqui nestes dias, mas deparei-me hoje com algo que me fez querer arrancar os cabelos e começar a gritar "Porquê?!".

Antes de tudo começo a explicar. Estava eu a cuscar a vida nas pessoas via Facebook quando vejo um rapaz a citar Luís de Camões, Amor é fogo que arde sem se ver. Nada de mal nisto, o que achei estranho (para além dos versos terem sido divididos por reticências) foi o rapaz ter dito no fim "desabafo deixado numa mesa de restaurante". Ainda pensei cá com os meus botões que, apesar daquele comentário, ele não achava de facto que aquilo seria de um anónimo mas sim do nosso famoso poeta. Resolvi ler os comentários. Aqui é que a desgraça começou. Isto porque houve um outro rapaz que disse que os versos são de Florbela Espanca. Nesta altura comecei a sentir-me mal. Ao reparar que o primeiro rapaz dá a entender que nem sabe quem é Florbela Espanca, comecei a sentir-me mesmo mal!

Vamos tentar avaliar esta questão pela positiva. Luís de Camões, juntamente com Fernando Pessoa, é dos poetas portugueses mais conhecidos, inclusive mundialmente. Os Lusíadas são de facto a obra mais conhecida do senhor, e é estudada no ciclo. Por este prisma não seria estranho que alguém não conhecesse poemas dele, para além d'Os Lusíadas (que por si é normal que jovens não se lembrem de passagens). Qual é o problema? O problema é que, para além do poema em si ser estudado no secundário, 11º ano (pelo menos no meu tempo, que não foi assim há tanto tempo), aqueles versos devem ser os versos mais batidos acerca do amor. Aliás, devem ser os versos mais conhecidos de Camões.

Podia tentar desculpar um erro destes se as pessoas envolvidas não estão ligadas à área de letras. Mas não, não podia! Eu não estou ligada à área de letras e eu nunca li nada de Camões fora das aulas de Português. Para além de que sei de quem são os versos, e sei quem é Florbela Espanca! Faz-me um enorme confusão que isto não seja de conhecimento geral, como deu para entender. Acho uma falha enorme no interesse desta gente. Eu nem falo em interesse em poesa ou literatura. Falo no interesse pelos grandes portugueses, por quem fez obras enormes!

Isto por momentos fez-me lembrar um terceiro rapaz, com quem estava a falar enquanto fazia um trabalho de História, que consistia em tentar encarnar Fernando Pessoa e escrever um pseudo-diário onde relatava um dia na vida de Pessoa. Lembro-me perfeitamente de ter dito o que estava a fazer e do rapaz me ter respondido "quem é esse?".

Eu já nem consigo expressão a minha indignação...

Onde é que está o orgulho desta gente? *sigh*

3 comentários:

  1. Porque as pessoas são burras.
    Eu vejo N exemplos desses todos os dias, infelizmente... já deixei de tentar perceber. No entanto se lhes fores perguntar a letra do último single do Bieber ou da Lady Gaga, aposto que eles sabem de cor.
    Prioridades. Ou falta delas.

    ResponderEliminar
  2. Questão de prioridades sim, mas inteligência não. A falta de interesse em nada está relacionado com ser mais ou menos inteligente.

    ResponderEliminar
  3. De facto, ainda me continuo a espantar com estas coisas... É revoltante! E entristece um pouco...

    ResponderEliminar