domingo, fevereiro 27

A Lenda

"Há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-Gharb pertencia aos árabes, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade e conquistou-lhe progressivamente a confiança.
Um dia, confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher. Foram felizes durante algum tempo, mas a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente.
Um velho cativo da mesma região da princesa pediu para ser recebido pelo rei e revelou-lhe que a sua amada sofria com saudades da neve do seu país distante. A solução estava ao alcance do rei mouro, bastaria mandar plantar por todo o reino muitas amendoeiras que quando florissem dariam com os seus botões brancos a ilusão da neve e a princesa ficaria curada da sua saudade.
Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à varanda do castelo e a princesa, perante as flores brancas que se estendiam sob o seu olhar, sentiu que as suas forças voltavam.
Os dois viveram longos anos de um intenso amor, esperando ansiosos o regresso da Primavera e do maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor."

Se ao menos aqui houvesse neve para fazer lembrar as amendoeiras em flor...

1 comentário:

  1. Lembro-me tão bem de ser pequenina e me contarem essa lenda! Gostei tanto na altura... E ainda continuo a gostar.

    ResponderEliminar