sexta-feira, abril 6

Rescue Time

Há uns tempos, um amigo meu, durante umas conversas a meio do trabalho, falou de um ferramenta engraçada, chamada Rescue Time, que controla o que fazemos enquanto estamos a trabalhar. Há muita gente que não acha graça ao facto de ter uma aplicação a controlar o que estamos a fazer e quando estamos a fazer. Mas a meu ver... A Google controla muito mais do que isso e continua a ter uso. :)

Mas voltando à questão: esta aplicação tem como intuito registar o que estamos a fazer e catalogar as actividades como produtivas (+2 ou +1), neutras ou não produtivas (-2 ou -1). Alguns sites e aplicações ela é capaz de medir automaticamente, outras é necessário que mudemos as definições para que saiba que, por exemplo, o site de uma dada cadeira é produtivo para nós.

Ao fim de algum tempo é nos apresentada uma estatística da nossa produtividade. Isto é, podemos ver se somos mais produtivos de manhã, à tarde ou à noite; ao fim-de-semana ou durante a semana e acredito que mais tarde dê para ver em relação aos meses - não uso a aplicação há assim tanto tempo para puder comprovar. Todos os dias podemos ver a percentagem de produtividade e se estabelecemos os nossos objectivos ou não - actualmente o meu objectivo é trabalhar pelo menos 4h e ter tempos de distracção menores que 1h.

Para além disso é possível medir o que estamos a fazer fora do computador (desde que ele esteja ligado) - para o caso de um telefonema importante nos apanhar a meio do trabalho, ou alguma reunião - é possível indicar à aplicação que estivemos no café ou a fazer um telefonema. Obviamente que é opcional (e só disponível na conta Pro) - porque, mais uma vez, nem toda a gente gosta de ser controlada.

A mim tem-me ajudado. Dou por mim muitas vezes a verificar quantas horas de facto trabalhei e quando não estou contente com o resultado faço um esforço e continuo mais um pouco; ou se vejo que me estou a distrair demasiado tento focar-me mais no trabalho - a aplicação também tem uma opção de "Get Focused" que bloqueia todos os sites distractivos para nos obrigar a trabalhar.

Eu aconselho a todos os que queiram aumentar a produtividade ou àqueles que tenham curiosidade em saber se são produtivos como pensam. Obviamente que a aplicação tem opção de deixar de registar a nossa actividade quando quisermos e se alguém não gostar basta desinstalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário